sexta-feira, 19 de outubro de 2012

plantas aliadas na transmutação


A transmutação de ambientes através das plantas

Se em um ambiente externo o ar que respiramos já não é tão puro quanto deveria ser, imagine o ar que você respira dentro de sua própria casa ou em seu ambiente de trabalho. Em alguns ambientes fechados o ar possui até 12 vezes mais poluentes que o ambiente externo.

Para buscar uma solução para este problema, o pesquisador ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa, explica que durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram 
encontradas dentro das naves espaciais.A partir dessa descoberta, a U.S. Environmental Protection Agency (EPA- Agência de Proteção Ambiental dos EUA), vistoriou prédios públicos como escritórios, hospitais, creches, e identificou mais de 900 poluentes transportados pelo ar.

O principal elemento prevalecente era o formol; Altamente tóxico, tido como cancerígeno, é utilizado em vários materiais de construção e também em móveis, vidros, espelhos, roupas e até papel higiênico. Além desse gás as pesquisas revelaram a presença do benzeno, presente em tintas, monitores, tapeçarias, fotocopiadoras, e cigarros, bem como o clorofórmio, encontrado na água potável, entre outros.

A solução encontrada está na própria natureza, pesquisadores identificaram várias plantas de fácil cultivo em locais de pouca luz, cujos filtros naturais são capazes de neutralizar a poluição interna. Muitas destas espécies são podem ser utilizadas para esse fim, como a samambaia e a babosa, sendo as mais eficientes a palmeira areca e a rafis.Embora essas espécie se destaquem, o engenheiro americano esclarece que todas as plantas são capazes de remover poluentes transportados pelo ar, isso ocorre porque as folhas das plantas absorvem certas substâncias químicas orgânicas, destruindo-as por meio de um processo chamado colapso metabólico, o que foi provado por um grupo de cientistas alemães que testou o formaldeído como carbono-14.

Plantas Indicadas:




LÍRIO DA PAZ
Absorve todo o tipo de "poluentes"









ESPADA DE SÃO JORGE
Além do mau-olhado, a planta é eficaz na absorção
de substâncias química como tricloroetileno e benzeno.
utilize no quarto, libera oxigênio à noite.





FÍCUS (Ficus Benjamina)
Ótima eliminadora de formaldeídos, libera o ar 
de espaços fechados e toxinas naturais. Essa planta pode chegar a 15m de largura e 30cm de altura, adequada para interior de casas, tem longo tempo de vida. 







FÊNIX (Phoenix roebelenii)
Atua contra o xileno, formaldeído, monóxido de
carbono e benzeno







SAMAMBAIA
Umidifica e neutraliza o ar, capaz de absorver 1863 microgramas/hr de compostos de formaldeído em um ambiente fechado. 







FILODENDRO
Com folha em forma de orelha de elefante (Philodendron Domesticum) conehcido como filodendro com folha 
em forma de espada, tem folhas estreitas, em forma 
de flecha de40 a 60cm. Eficaz contra monóxido de carbono,benzeno e formaldeído.







PAU-D’ÁGUA
CLOROFITO(Chlorophytum Comosum)
Age sobre o benzeno, tolueno, monóxido de carbono, 
xileno e formaldeído. Ideal para ambientes aonde tenha queima de gás. Apresenta o melhor desempenho na neutralização do monóxido de carbono (96%) e do formaldeído (86%). 






ARECA
(Chrysalidocarpus lutescen)
Palmeira assim como a ráfis, neutraliza a maioria dos agentes poluidores, eficaz contra formaldeído, xileno e tricloroetileno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário