sábado, 10 de outubro de 2015

Hotei, Buda ou Monge?



O Monge Hotei

É o senhor da magnanimidade, da generosidade humana.
Vive rindo, sempre de bom humor, e por isso mesmo, traz saúde e felicidade, pois está sempre satisfeito com o que tem. Dizem que Hotei tem recurso interior para todos que queiram atingir a serenidade completa e sabedoria búdica. Geralmente é representado com uma enorme barriga e roupa caindo pelos ombros. Seu abdômen avantajado não simboliza a gula, pelo contrário, é símbolo da satisfação.

Hotei, conhecido como o "Buda gordo", é na verdade a representação de um monge chinês freqüentemente encontrado em templos, restaurantes e amuletos. 

No folclore da China, ele acabou sendo associado a Maitreya. Para os japoneses, o "Hara" (ventre) representa o coração e personalidade, portanto seu vasto "Hara", representa grandiosidade de espírito.

No Ocidente ele é muitas vezes erroneamente visto como uma representação do Buda Siddhartha Gautama. Segundo a crença popular, apreciar uma pintura ou ter uma estatueta de Hotei espanta as preocupações.

Hotei, o deus da alegria e felicidade tem sua origem China. 

Entre os sete deuses da sorte. Hotei é o único humano, um monge zen que representa 
a encarnação do Bodhisattva Maitreya.

Na verdade, na grafia japonesa, "Hotei" significa literalmente "saco de pano",  que nunca se esvazia, o qual ele usa para alimentar os pobres e necessitados.

Acredita-se que ter uma imagem de Hotei em casa ou no ambiente comercial, ajuda a ter sorte e prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário